Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Americana condenada à morte por homicídio de prima de 10 anos

Foi considerada culpada de homicídio em primeiro grau.

Americana condenada à morte por homicídio de prima de 10 anos
Notícias ao Minuto

19:36 - 09/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Arizona

Terá sido um castigo o que levou Sammantha Allen, de 29 anos, a fechar a prima de 10 anos durante várias horas numa caixa num dia em que as temperaturas chegaram a ameaçar os 40º graus.

O caso remonta a 2011, no Arizona, mas foi esta semana, após o júri ter considerado Sammantha culpada de homicídio em primeiro grau, que chegou a sentença: pena de morte.

Os Estados Unidos é dos poucos países no Ocidente onde a pena de morte ainda existe. Anualmente, o país surge na lista de líderes no número de condenações à morte, mas habitualmente o número de homens condenados à morte é bastante superior ao de mulheres. No estado do Arizona é preciso recuar até 1930 para encontrar Eva Dugan, a última mulher condenada à morte.

Também a mãe de Sammantha, Cynthia Stoltzmann, tia e tutora legal da criança que morreu, acabou condenada a uma pena pesada, de 24 anos de cadeia, pese embora não ter estado presente no momento em que a criança foi fechada na caixa onde viria a sucumbir às elevadas temperaturas. Foi condenada por maus tratos infantis.

Inicialmente, a família tentou enganar as autoridades, argumentando que a morte da criança teria resultado de um jogo de ‘escondidas’ que correu mal. A investigação iniciada então pela polícia chegou a conclusões bem diferentes, como recorda o Independent.

A criança terá sido castigada após ter tirado sem autorização um gelado do frigorífico. Primeiro foi obrigada a fazer exercício físico, de seguida, desidratada e mantendo-se as temperaturas altas, foi colocada numa caixa que tinham apenas pequenos orifícios por onde poderia respirar. Sammantha terá adormecido enquanto o castigo da criança se prolongou. Sete horas depois de ter sido colocada na caixa, a menina de 10 anos foi encontrada morta.

Em tribunal, o júri foi confrontado com imagens do corpo da criança ao lado da caixa onde esteve fechada. A caixa não teria mais de 80 centímetros de comprimento e 35 de largura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório