Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Sanções dos EUA para mais oito venezuelanos, incluindo irmão de Chávez

Há neste momento 37 cidadãos venezuelanos alvo de sanções por parte das autoridades norte-americanas.

Sanções dos EUA para mais oito venezuelanos, incluindo irmão de Chávez
Notícias ao Minuto

18:19 - 09/08/17 por Pedro Filipe Pina com Lusa

Mundo Tesouros

As autoridades norte-americanas acabam de juntar mais oito nomes de venezuelanos à lista de alvos de sanções.

Em causa estão figuras ligadas ao regime de Nicolás Maduro, entre eles inclui-se o nome de Adan Coromoto Chávez Frias, o irmão mais velho de Hugo Chávez, antigo líder do país.

A informação é avançada pela Reuters, que adianta que a lista de nomes foi divulgada no site oficial do Tesouro norte-americano.

Uma pesquisa pelo site em causa permite perceber que neste momento está já nos 37 o número de cidadãos venezuelanos incluídos nesta ‘lista negra’ das autoridades norte-americanas.

O congelamento de bens é uma das medidas padrão aplicadas.

No caso de Ádan Chávez, além de irmão mais velho do falecido Hugo Chávez (a quem Maduro sucedeu no poder), trata-se também do responsável pela pasta do Poder Popular para a Cultura.

O secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, justificou a decisão com o envolvimento dos oito na criação de uma assembleia constituinte encarregada de rescrever a Constituição da Venezuela e que se declarou superior a todas as outras instituições do Estado.

"Este regime é inaceitável e os Estados Unidos ficarão do lado da oposição contra a tirania, até que a Venezuela restaure uma democracia próspera e pacífica", declarou.

A lista publicada pelo site do Tesouro dos Estados Unidos pode ser consultada online.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório