Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Polícia apontou arma a homem durante nove minutos numa Operação STOP

Incidente aconteceu nos EUA e volta a aumentar o debate sobre a excessiva agressividade das forças policiais. Vídeo tornou-se viral e o polícia até já recebeu ameaças de morte.

Polícia apontou arma a homem durante nove minutos numa Operação STOP
Notícias ao Minuto

09:18 - 09/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Polémica

Os incidentes que envolvem a polícia nos Estados Unidos são frequentes e qualquer caso relança o eterno debate sobre o uso excessivo da força e a facilidade com que os polícias usam as armas. Um dos mais recentes incidentes aconteceu no passado dia 29 de julho nos arredores da cidade de Campbell, na Califórnia.

Um polícia apontou a arma durante nove minutos a um homem que estava num carro no lugar do acompanhante, segundo a NBC. O polícia que faz parte da brigada de trânsito da polícia de Campbell mandou parar o carro por excesso de velocidade. Enquanto explicava por que razão mandou parar o veículo e pediu os documentos de identificação aos ocupantes. Foi a partir desta altura que a situação se descontrolou.

O homem no carro tentou colocar a mão debaixo do assento, o polícia receou que pudesse estar a tentar ir buscar uma arma e tirou a sua, apontando-a ao homem. A condutora do veículo tirou o seu telemóvel e filmou os nove minuto seguintes até à chegada de mais agentes da polícia. Durante os nove minutos que se seguiram os ocupantes criticaram o excesso do polícia.

O vídeo foi publicado nas redes sociais e voltou a incendiar a questão em torno do uso excessivo da força por parte da polícia nos Estados Unidos. O vídeo foi visto 1,9 milhões de vezes e recebeu mais de oito mil comentários.

A maioria das pessoas critica o polícia. Uma delas acusa o agente de ser um "cobarde" e que será apenas uma "questão de tempo até que ele mate um inocente". Outras defendem a precaução do polícia nesta situação, considerando que o agente "não deve ser culpado" e que o homem no carro "fez movimentos suspeitos".

Certo é que agente, que não foi identificado, já recebeu diversas ameaças de morte desde que o vídeo foi publicado. A polícia de Campbell concorda que a situação se prolongou por demasiado tempo, mas explica que o facto de o incidente ter ocorrido nos arredores da cidade não ajudou. "Se a mesma situação tivesse acontecido numa zona mais próxima de um carro com reforços, teria sido resolvida de forma mais breve", disse o capitão Gary Berg, porta-voz da polícia de Campbell.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório