Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Arco-íris cor-de-rosa surpreendeu sudoeste de Inglaterra

Fenómeno raro foi partilhado nas redes sociais. Perito explica a "ilusão de ótica".

Arco-íris cor-de-rosa surpreendeu sudoeste de Inglaterra
Notícias ao Minuto

07:43 - 09/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reino Unido

É um fenómeno raro e apanhou de surpresa vários habitantes do sudoeste de Inglaterra. No final de tarde desta segunda-feira, as cidades de Bristol, Yate e Taunton ofereceram uma vista privilegiada para um arco-íris cor-de-rosa.

Várias pessoas tiraram fotografias ao peculiar arco-íris e publicaram-nas no Facebook da BBC Points West. "Incrível" e "bonito" foram algumas das palavras mais utilizadas para descrever o momento.

Mas este raro fenómeno tem uma explicação. Um dos apresentadores de meteorologia da BBC afirmou que não existe um nome específico para este arco-íris que não passa de uma "ilusão de ótica".

"Temos um arco-íris normal, que é causado por gotas de água na atmosfera, refletindo a luz solar no espetro de diferentes cores. A outra coisa é um pôr-de-sol rosado causado pela luz solar, que tem de passar por muito mais atmosfera, devido ao ângulo do sol baixo no final do dia. Daí as cores violetas, azuis, verdes serem reduzidas e só vermos o rosa e o vermelho, originando um arco-íris cor rosada", referiu o perito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório