Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Brexit: Negociações não começaram bem para Reino Unido, diz ex-diplomata

Quem o diz é um antigo responsável dos serviços diplomáticos britânicos.

Brexit: Negociações não começaram bem para Reino Unido, diz ex-diplomata
Notícias ao Minuto

13:40 - 07/08/17 por Pedro Filipe Pina

Mundo Simon Frasier

Em 2019, o Reino Unido sairá oficialmente da União Europeia. Até lá, são longas e complexas as negociações entre britânicos e Bruxelas. Mas há dúvidas de Terras de Sua Majestade que estavam a dificultar a vida aos próprios britânicos.

A agência Reuters dá conta da opinião de Simon Frasier, antigo diplomata britânico que abandonou a carreira em 2015 e que chegou a ser o responsável dos serviços diplomáticos britânicos.

Em causa estão dúvidas sobre matérias essenciais, nomeadamente sobre a liberdade de movimentos de cidadãos de países comunitários (onde se inclui Portugal) em terras britânicas.

No próprio executivo de Theresa May há posições diferentes sobre qual deve ser a postura britânica – se deve procurar uma versão mais ‘soft’, com acordos em diferentes áreas, ou ‘hard’, com uma rutura mais clara.

Para este antigo diplomata, era importante o Reino Unido ter uma posição mais clara sobre o que pretende nestas negociações, caso contrário corre-se o risco de fragilizar a posição britânica perante negociadores da União Europeia.

“As negociações apenas começaram e acho que, com franqueza, não começaram de forma promissora para o lado britânico”, afirmou este antigo diplomata à antena da BBC Radio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório