RDCongo: Tiroteio junto a prisão de onde já se evadiram 4 mil detidos

Um tiroteio foi hoje ouvido junto à prisão central de Kinshasa, alvo em maio de ataques que levaram à evasão de mais de 4.000 detidos, relataram residentes na zona.

Notícia

© Getty Images

Lusa
07/08/2017 11:59 ‧ 07/08/2017 por Lusa

Mundo

Kinshasa

"Durante cerca de uma hora ouviram-se disparos em volta da prisão de Makala. Não há circulação, as ruas estão vazias aqui em Selembao", bairro popular do centro de Kinshasa onde se situa a penitenciária, disse à agência France Presse Emmanuel Cole, um defensor dos direitos dos detidos.

"São tiros de armas ligeiras", precisou um habitante, Philemon Mboko, que acrescentou que um responsável da polícia foi morto.

Um porta-voz da polícia, coronel Pierrot-Rombaut Mwanamputu, limitou-se a dizer que "passa-se alguma coisa em Selembao" e que a polícia está a tentar "perceber exatamente o que se passa".

Entre maio e julho, a prisão de Makala registou uma série de ataques e evasões e cerca de 4.000 detidos aproveitaram para fugir.

Os ataques ocorrem num contexto de crise política na República Democrática do Congo, dada a continuação no poder do Presidente, Joseph Kabila, cujo mandato terminou a 20 de dezembro de 2016.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas