Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

EUA vão responder até setembro à decisão russa de reduzir diplomatas

O secretário de Estado norte-americano afirmou hoje que Washington vai responder até 01 de setembro à decisão de Moscovo de reduzir significativamente o pessoal diplomático norte-americano na Rússia.

EUA vão responder até setembro à decisão russa de reduzir diplomatas
Notícias ao Minuto

08:22 - 07/08/17 por Lusa

Mundo Retaliação

Rex Tillerson, que falava aos jornalistas durante uma visita às Filipinas, indicou ter informado o homólogo russo, Sergei Lavrov, dos planos dos Estados Unidos de responder até 01 de setembro à retaliação russa às recentes sanções norte-americanas.

Lavrov e Tillerson estiveram reunidos no domingo em Manila, à margem de um fórum regional sobre segurança.

Tillerson afirmou ter dito a Lavrov que Washington ainda não decidiu de que forma vai responder e que lhe fez "várias perguntas clarificadoras" sobre a retaliação de Moscovo às novas sanções contra a Rússia.

As novas sanções, adotadas pelo Congresso norte-americano para punir Moscovo, foram promulgadas pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na passada quarta-feira, e deveram-se designadamente à alegada ingerência russa nas eleições presidenciais norte-americanas de novembro e ao envolvimento no conflito na Ucrânia.

A 30 de julho, o Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que 755 diplomatas norte-americanos deverão sair da Rússia, reduzindo para menos de metade o corpo diplomático dos Estados Unidos em território russo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório