Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Milhares saem às ruas em homenagem a terrorista da ETA morto na prisão

Povo basco homenageia antigo membro da organização nacionalista.

Milhares saem às ruas em homenagem a terrorista da ETA morto na prisão
Notícias ao Minuto

11:19 - 06/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

Milhares de pessoas saíram à rua, no País Basco, para homenagear um elemento da organização nacionalista ETA, que morreu na prisão.

Kepa del Hoyo, de 46 anos, perdeu a vida no decorrer de um ataque cardíaco. Encontrava-se no estabelecimento prisional de Badajoz a cumprir uma pena de 25 anos de prisão.

O membro da ETA foi condenado por facultar informações à organização terrorista e tendo assim mão no assassinato do agente Daniel Villar Enciso, da Policia Nacional, em 1997. No mesmo ano, participou também no homicídio do polícia Modesto Rico.

A ação de protesto em homenagem a Kepa del Hoyo foi organizada pela Sortu, uma organização de esquerda que luta pela independência do País Basco. Nela participaram familiares e amigos do recluso.

“A sociedade basca quer não quer mais sofrimento. A sociedade basca quer paz e exige que os agentes políticos, sociais e institucionais sejam capazes de desenhar um caminho para que os presos saiam à rua e os refugiados voltem para casa”, reivindica o porta-voz da Sortu, Arkaitz Rodríguez, citado pelo El País.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório