Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Exército sírio conquista último bastião de extremistas no centro do país

O exército sírio conquistou no sábado o último bastião do grupo extremista Estado Islâmico (EI) na província de Homs (centro), abrindo o acesso ao leste do país, informou hoje uma organização não-governamental síria.

Exército sírio conquista último bastião de extremistas no centro do país
Notícias ao Minuto

06:23 - 06/08/17 por Lusa

Mundo Síria

De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), as forças governamentais tomaram Al-Sukhna na sequência de intensos combates de artilharia e bombardeamentos aéreos russos, aliados de Damasco.

A conquista da localidade não foi ainda confirmada pela Governo de Bashar al-Assad.

Al-Sukhna, a 70 quilómetros a nordeste da antiga cidade de Palmira, é a última localidade na estrada para Deir Ezzor, no leste da Síria, onde as tropas pró-regime estão cercadas desde janeiro de 2015.

Desde maio que o exército sírio realiza, com o apoio da Rússia, uma campanha militar de envergadura para reconquistar o vasto deserto que separa a capital, Damasco, de Deir Ezzor e outras cidades no vale do Eufrates.

Após a reconquista de Mossul, no Iraque, o EI está sob ataque do exército sírio em várias frentes.

Cerca de metade de Raqa, bastião do EI no norte da Síria, encontra-se agora sob controlo das forças democráticas sírias, que integram combatentes árabes e curdos apoiados pelos Estados Unidos.

Com sede em Londres, o OSDH conta com uma vasta rede de informadores na Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório