Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Mulher enterrada há 900 anos encontrada com dentes e cabelo intactos

Descoberta surpreendeu os arqueólogos.

Mulher enterrada há 900 anos encontrada com dentes e cabelo intactos
Notícias ao Minuto

09:24 - 05/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Sibéria

Os restos mortais, incrivelmente intactos, de uma "princesa polar" foram encontrados na Sibéria, 900 anos depois de ter sido enterrada. Tempo esse que não foi suficiente para deteriorar cabelo e dentes da mulher.

Enrolada num casulo de cobre, os cientistas descobriram que o rosto da mulher sobrevivera assim à passagem do tempo, conforme mostra a imagem na galeria acima, que pode ferir a suscetibilidade dos leitores mais sensíveis.

Foi o cobre, com o qual enrolaram a mulher, que acabou por mumificá-la, algo que os cientistas acreditam não ter sido intencional.

A múmia - com cerca de 35 anos - era a única mulher encontrada entre cerca 30 sepulturas adultas de homens escavadas por arqueólogos no local, Zeleny Yar, perto de Salekhard, segundo o jornal The Siberian Times. Acredita-se que a mulher fazia parte de um misteriosa civilização de caça e pesca daquela região polar. E o facto de ser a única mulher ali enterrada pode significar que esta pertencia à elite da sua sociedade.

"Claramente vemos pelo rosto que era uma mulher. Isto altera radicalmente o que pensávamos sobre este cemitério", afirmou o arqueólogo Alexander Gusev, explicando que antes desta descoberta acreditavam que ali só estariam sepultados homens e crianças.

O nível de preservação da mulher significa para os arqueólogos algo "incrivelmente interessante". Ao lado da mulher, foi também encontrada uma criança, mas por estarem em tumultos diferentes os cientistas não conseguem determinar, ainda, se estão ou não relacionados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório