Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Aquecimento global pode ajudar a revelar vários corpos nos Alpes

O aumento das temperaturas está a fazer com que os glaciares nos Alpes estejam a derreter. Casos recentes de corpos descobertos passadas várias décadas levam autoridades suíças a prever que mais corpos sejam encontrados.

Aquecimento global pode ajudar a revelar vários corpos nos Alpes
Notícias ao Minuto

17:19 - 04/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Clima

O aquecimento global está a fazer com que os glaciares dos Alpes derretam a um ritmo cada vez mais rápido. Uma das consequências está a ser o recente aumento de corpos que estão a ser encontrados, depois de terem ficado, por vezes décadas, escondidos no gelo.

No mês passado foram encontrados os corpos de um casal que tinha desaparecido há 75 anos, nos Alpes suíços. Na semana passada foi encontrado o corpo de uma das vítimas mortais do acidente com um avião da Air India no Monte Branco, nos Alpes franceses. O avião tinha caído há mais de 50 anos.

Estes casos recentes sustentam a previsão da polícia suíça, que acredita que as descobertas de corpos deverão continuar nos próximos anos como consequência dos efeito do aquecimento global. "Os glaciares estão a derreter, por isso é lógico que estejamos a encontrar cada vez mais corpos e partes de corpos. Nos próximos anos acreditamos que devemos resolver muitos mais casos de pessoas desaparecidas", disse Christian Zuber, responsável da polícia de Valais ao The Guardian.

Centenas de pessoas terão desaparecido ao longo dos anos nos Alpes, na sua maioria alpinistas. Estima-se que pelo menos 160 alpinistas continuem desaparecidos apenas no Monte Branco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório