Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

A polémica dos bancos de autocarro confundidos com mulheres de burqa

Comentários xenófobos preencheram as caixas de comentário do grupo de Facebook onde surgiu a publicação.

A polémica dos bancos de autocarro confundidos com mulheres de burqa
Notícias ao Minuto

11:49 - 04/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Fredelandet Viktigst

Mulheres com burqas confundidas com bancos de autocarro. O tema ganhou notoriedade nos órgãos de comunicação social nos últimos dias, após uma publicação num grupo norueguês de Facebook conhecido pelas ligações à extrema-direita, intitulado ‘Fredelandet Viktigst’, em português ‘A pátria primeiro’.

A questão ‘o que acham disto?’ foi alvo de milhares de comentários, a maioria deles xenófobos. Porém, na fotografia, estão seis bancos de autocarro e não mulheres muçulmanas.

Mais tarde, e após a polémica acesa, a pessoa responsável pela publicação, Johan Slåttavik, garante ao Nettavisen que só o fez por brincadeira, tendo como objetivo perceber a “diferença entre a crítica legítima à imigração na Europa e o racismo cego e a xenofobia”.

De acordo com o Washington Post, a publicação tornou-se verdadeiramente polémica quando Sindre Beyes, um publicitário, partilhou a imagem e escreveu: “O que acontece quando se publica uma foto de um autocarro vazio num grupo asqueroso do Facebook e quase todos acreditam ver um monte de burqas?”.

Mesmo nessa publicação surgiram opiniões anti-imigração com acusações xenóbobas como “sacos de lixo sentados” ou “não deveria ser legal”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório