Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Número de huskies abandonados aumenta. A culpa é de 'A Guerra dos Tronos'

Nos anos 90 registou-se um fenómeno semelhante devido ao sucesso do filme ‘Os 101 Dálmatas’.

Número de huskies abandonados aumenta. A culpa é de 'A Guerra dos Tronos'
Notícias ao Minuto

10:45 - 03/08/17 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Redes Sociais

Quem é fã da série ‘A Guerra dos Tronos’ sabe que a família Stark tem como símbolo um lobo e que os filhos de Ned Stark receberam, logo na primeira temporada, vários lobos bebés.

Os animais – Lady, Ghost, Nymeria, Grey Wind, Shaggydog e Summer – tornaram-se nos melhores amigos dos filhos Stark e, fora dos ecrãs, parecem ter ganhado vida.

Isto porque, revela o jornal San Francisco Chronicle, muitas foram as pessoas que, ao longo dos últimos seis anos, decidiram ter cães de raça huskie, pois são muito parecidos com os lobos da série. A influência da obra escrita por George RR Martin é tamanha que muitos destes animais são batizados com os nomes que os lobos têm na série e nos livros.

Porém, nem tudo é um mar de rosas. O mesmo jornal revela que o número de huskies abandonados tem vindo a aumentar nos últimos anos e os veterinários e responsáveis pelos canis norte-americanos garantem que há uma relação direta entre a série e o aumento de animais abandonados.

Os dados a que o jornal San Francisco Chronicle teve acesso revelam que em 2012 houve registo de 14 huskies abandonados – um ano após a estreia da série. Contudo, em 2015 o número de cães abandonados e recolhidos pelos serviços municipais chegou a 33.

A explicação apresentada por Angelique Miller, do canil Northern California Sled Dog Rescue, é a de que os donos demoram, em média, três anos a abandonar os huskies, pois é a partir desta idade que os animais crescem e se transformam em animais de grande porte, o que se traduz em mais despesa e mais cuidados por parte dos donos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório