Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Vice-presidente do Equador critica o presidente, Lenine Moreno

O vice-presidente do Equador, Jorge Glas, criticou quarta-feira de forma aberta o chefe de Estado, Lenine Moreno, alinhando-se assim com o ex-presidente Rafael Correa, que critica o seu delfim e sucessor, no cargo há dois meses.

Vice-presidente do Equador critica o presidente, Lenine Moreno
Notícias ao Minuto

06:35 - 03/08/17 por Lusa

Mundo Equador

Em carta publicada no sítio da vice-presidência na internet e na sua conta pessoal no Twitter, Jorge Glas deplorou "decisões, medidas e atos" de Moreno.

Em concreto, criticou que tenha dado o controlo dos meios de comunicação públicos a "representantes dos meios privados" e de manipular "de maneira perversa os números económicos" da presidência anterior.

"Sei o que arrisco por denunciar de forma direta o que se passa e a possível aplicação de um pacote "de medidas económicas contra o meu povo", escreveu Glas, vice-presidente de Rafael Correa desde 2013 e depois do atual chefe de Estado, que tomou posse em 24 de maio.

Moreno, de estilo menos conflitual que o seu antecessor, envolveu-se numa disputa de acusações mútuas com Correa, do qual foi vice-presidente entre 2007 e 2013.

A tensão entre os dois homens é tal que, segundo os analistas, gerou uma divisão no seio do partido governamental Aliança Pais (AP - Patria Altiva i Soberana).

Na sua carta, Glas acrescentou que Moreno "acusou membros do governo anterior de serem corruptos" e interrogou: "Será que está a preparar o terreno para perseguir os seus antigos camaradas, para satisfazer a sede de vingança dos seus novos amigos?".

O vice-presidente é acusado pela oposição de estar implicado no caso Odebrecht, vasto escândalo de corrupção que afeta uma série de países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório