Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Morreu homem que pediu a Rajoy que legalizasse a eutanásia

Homem estava internado desde 7 de julho. O seu sofrimento acabou hoje.

Morreu homem que pediu a Rajoy que legalizasse a eutanásia
Notícias ao Minuto

22:16 - 02/08/17 por Andrea Pinto

Mundo Espanha

Morreu Luis de Marcos, o homem vítima de esclerose múltipla que pediu a Mariano Rajoy que legalizasse a eutanásia no país.

A esposa de Luis, que em maio pediu que lhe dessem o direito de pôr fim as suas dores insuportáveis, revelou que os últimos dias de vida do espanhol foram “um inferno”.

A Associação ‘Direito a Morrer Dignamente’ lamenta que Luis de Marcos tenha sofrido “desnecessariamente” e a “agonia que passou nos últimos momentos da sua vida, que podia ser evitado”.

O ABC recorda que o homem só conseguia mover o pescoço e a cabeça na sequência da doença de que padecia e que chegou a criar uma campanha nas redes sociais apelando ao direito de por fim à sua vida. E ao fim das leis que o obrigavam a passar por um “calvário”.

Luis terá deixado uma carta de despedida, que foi agora revelada pela sua mulher, e onde escreve que o “mínimo que se exige a uma sociedade desenvolvida, civilizada e moderna é que tenha direito à morte assistida”.

“Quero dizer que acredito que todos vimos ao mundo com alguma missão, para desempenhar um papel, e a mim calhou-me sofrer de uma doença que me levou a lutar por um dos direitos mais básicos”, escreveu o homem, revelando a esperança de que os próximos possam ter o direito de optar por viver ou não.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório