Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Trump promulga sanções contra Rússia

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, promulgou hoje, apesar das suas reservas, as novas sanções económicas contra a Rússia, aprovadas pelo Congresso para punir Moscovo pela ingerência nas eleições presidenciais norte-americanas, anunciou a Casa Branca.

Trump promulga sanções contra Rússia
Notícias ao Minuto

17:15 - 02/08/17 por Lusa

Mundo Casa Branca

Tais sanções, que surgem também em consequência da anexação da Crimeia e devido a ingerência russa na Ucrânia, incidem nomeadamente sobre o setor energético russo.

Além de uma resposta imediata das autoridades russas, elas provocaram igualmente críticas no interior da União Europeia, que teme pelo seu abastecimento de gás e condena uma ação unilateral.

O diploma inclui ainda sanções contra o Irão e a Coreia do Norte.

O executivo norte-americano não escondeu as suas dúvidas antes da adoção das novas sanções pelo Congresso, numa altura em que Washington tenta estreitar as suas muito tensas relações com Moscovo.

Mas os parlamentares norte-americanos aprovaram o seu texto na semana passada quase por unanimidade e Trump decidiu então não o vetar, porque o Congresso facilmente o faria passar apesar da rejeição presidencial, obtendo, numa nova votação do seu projeto de lei, uma maioria de dois terços.

O Presidente promulgou o diploma com as novas sanções longe das câmaras.

"Dissemos claramente que não pensamos que isto beneficie os nossos esforços, mas a decisão é deles e creio que o Presidente a aceita", disse na terça-feira o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, sobre a votação dos deputados.

A reação da Rússia não se fez esperar, tendo surgido ainda antes da promulgação de Donald Trump, na sexta-feira, quando Moscovo anunciou para breve uma redução drástica da presença diplomática dos Estados Unidos no seu território: Washington deverá reduzir, a partir de 01 de setembro, dos atuais 755 para 455 o número de funcionários efetivos destacados em embaixadas e consulados.

"As relações atingiram o seu ponto mais crítico desde o fim da Guerra Fria e podem deteriorar-se mais ainda", disse na terça-feira Rex Tillerson, temendo que esse agravamento ocorra com "os acontecimentos desta última semana".

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos terá um encontro bilateral com o seu homólogo russo, Sergei Lavrov, durante o próximo fim de semana, à margem de uma reunião em Manila.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório