Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Mike Pence pede condenação de Maduro por prisão de opositores

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, pediu hoje a condenação do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, pela detenção de dois líderes da oposição.

Mike Pence pede condenação de Maduro por prisão de opositores
Notícias ao Minuto

14:28 - 02/08/17 por Lusa

Mundo Venezuela

Pence, que se encontra a visitar o país balcânico de Montenegro, afirmou hoje que os EUA vão "responsabilizar pessoalmente Maduro pela saúde e segurança" de Leopoldo Lopéz (fundador do partido Vontade Popular, centro-esquerda) e Antonio Ledezma (Aliança Bravo Povo).

Os dois dirigentes da oposição, que se encontravam em prisão domiciliária, foram levados na madrugada de terça-feira para a prisão militar de Ramo Verde, nos arredores de Caracas, por elementos do Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin).

Pence afirmou que "nos últimos dias, tem-se observador o colapso da Venezuela na direção de uma ditadura".

Os Estados Unidos, continuou, apelam a "todos os que estimam a liberdade para que condenem o regime de Maduro pelo seu abuso de poder e abuso do seu próprio povo".

A Venezuela "merece a democracia", defendeu.

Os Estados Unidos impuseram na segunda-feira sanções jurídicas e financeiras contra o Presidente venezuelano, congelando os seus bens e classificando-o de "ditador", em resposta à eleição de domingo da Assembleia Constituinte, que pretende alterar a Constituição venezuelana.

Ledezma foi detido em fevereiro de 2015 depois de ter sido acusado de conspiração, e, quase dois anos e meio depois da detenção, ainda não foi condenado.

Após dois meses na prisão militar de Ramo Verde foi-lhe atribuída "uma medida cautelar que substitui a liberdade" e, por motivos de saúde, foi-lhe atribuído o regime prisão domiciliária.

López esteve na mesma prisão militar durante três anos, onde foi torturado várias vezes, segundo denunciaram os advogados do membro da oposição. Tinha sido colocado em prisão domiciliária há menos de um mês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório