Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

ASEAN quer negociar pacto de não-agressão com China rapidamente

Os principais diplomatas do Sudeste Asiático vão tentar negociar "o mais rápido possível" um pacto de não-agressão com a China para evitar confrontos no Mar do Sul da China, segundo a agência noticiosa norte-americana Associated Press.

ASEAN quer negociar pacto de não-agressão com China rapidamente
Notícias ao Minuto

13:25 - 02/08/17 por Lusa

Mundo China

A AP indica ter visto hoje um projeto de comunicado da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), referindo que os chefes da diplomacia vão pedir o início imediato de negociações sobre o designado Código de Conduta na zona em disputa, depois dos seus governos terem acordado as linhas gerais do mesmo com a China em maio.

As disputas no Mar do Sul da China, os testes de mísseis da Coreia do Norte e o aumento do radicalismo islâmico na região devem centralizar as discussões das reuniões dos ministros dos Negócios Estrangeiros da ASEAN e dos seus homólogos asiáticos e ocidentais que decorrem em Manila a partir de sábado.

Robespierre Bolivar, porta-voz do Departamento de Negócios Estrangeiros das Filipinas, descreveu o progresso inicial após anos de esforço dos países do Sudeste Asiático para negociar um código de conduta com a China como "um passo muito importante".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório