Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Três deputados do Governo de Maduro afastam-se e criam novo bloco

Três deputados do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, o partido do Governo) anunciaram hoje o abandono da organização, alegando divergências com o regime e anunciaram a criação de um novo bloco parlamentar socialista.

Três deputados do Governo de Maduro afastam-se e criam novo bloco
Notícias ao Minuto

20:22 - 01/08/17 por Lusa

Mundo Venezuela

O anúncio teve lugar em Caracas, durante a sessão de hoje do parlamento e a decisão foi tomada pelos deputados Eustóquio Contreras, Germán Ferrer e Ivone Tellez.

"Estamos convocados para o começo de uma guerra civil e há que evitar isso a qualquer custo. Não mais mortes, não mais sangue, não mais violência (...) estaremos aqui (no parlamento) para os grandes debates", disse Eustóquio Contreras.

O parlamentar socialista anunciou que em conjunto com outros deputados vão juntar-se à oposição, para combater a Assembleia Constituinte eleita no passado domingo, sublinhando que não houve um referendo em que povo seria consultado se queria modificar ou não a Constituição, mas apenas para eleger os candidatos.

Por outro lado, explicou, que a primeira obrigação dos deputados é "manter a majestosidade" do Palácio Federal Legislativo, onde atualmente funciona o parlamento e onde passará também a funcionar a nova Assembleia Constituinte, que, terá faculdades para dissolver o atual parlamento.

"O ideal seria um reconhecimento mútuo do Governo e da oposição (...) acreditamos no movimento bolivariano de origem e partilhamos o pensamento chavista, mas consideramos que se deve iniciar uma transição no país (...) Não temos podido, desde há 17 anos, responder às expectativas do povo", frisou.

Mais deputados socialistas vão unir-se "para ajudar a pátria", garantiu.

Por outro lado frisou ainda que "o político que é sério e responsável está comprometido com a Constituição" e que continuará a defender o legado do falecido Presidente Hugo Chávez (que governou o país entre 1999 e 2013).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório