Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Médicos Sem Fronteiras rejeitam regras italianas no resgate de migrantes

Os Médicos Sem Fronteiras e outras organizações recusaram hoje assinar um novo código de conduto elaborado pelo governo italiano para as organizações não-governamentais que resgatam migrantes no mar.

Médicos Sem Fronteiras rejeitam regras italianas no resgate de migrantes
Notícias ao Minuto

23:53 - 31/07/17 por Lusa

Mundo Código

O Ministério do Interior de Itália elaborou um código depois de terem surgido alegações de que algumas organizações sem fins lucrativos estavam a cooperar com traficantes de migrantes, segundo a agência Associated Press.

As autoridades italianas já disseram que as organizações que não assinaram o novo código poderiam correr o risco de ter acesso negado aos portos italianos.

As organizações humanitárias ainda tentaram promover alterações na proposta do governo, manifestando-se contra as regras que exigem que seja permitido ter polícia armada embarcada nos seus navios.

O diretor dos Médicos Sem Fronteiras, Gabriele Eminente, disse que a organização se recusou a aceitar política armada a bordo, alegando que a presença de armas "entra em conflito com os princípios" do grupo humanitário em todo o mundo.

Segundo a agência de patrulhamento de fronteiras da União Europeia, as organizações não-governamentais representam cerca de 40% de todos os resgates marítimos.

Centenas de milhares de migrantes são levados para Itália depois de serem resgatados no Mediterrâneo, após embarcarem na Líbia em barcos com condições precárias.

Apenas duas das cerca de 10 organizações que operam na zona, a 'Save the Children" e a MOAS, concordaram com as novas regras definidas pelo governo italiano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório