Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Ucrânia abastece-se pela primeira vez de carvão dos Estados Unidos

A Ucrânia assinou um contrato "histórico", hoje oficializado, que pela primeira vez vai permitir a importação de carvão dos Estados Unidos para compensar o fim dos fornecimentos do leste, sob controlo dos separatistas pró-russos.

Ucrânia abastece-se pela primeira vez de carvão dos Estados Unidos
Notícias ao Minuto

18:19 - 31/07/17 por Lusa

Mundo Fornecimento

Na sequência do contrato assinado em meados de julho entre o produtor norte-americano XCoal e a empresa de eletricidade ucraniana TsentrEnergo, e hoje apresentado, um primeiro carregamento de 85.000 toneladas deverá ser enviado em setembro, num total de 700.000 toneladas até final de 2017, precisou o diretor-geral da sociedade, Oleg Kozemko.

"É um dia histórico", insistiu Ernie Thrasher, diretor-geral do grupo norte-americano com sede na Pensilvânia (leste dos EUA). "Este acordo assinala a primeira vez em que vai ser exportado carvão dos Estados Unidos para a Ucrânia".

Diversas empresas ucranianas foram forçadas a abastecer-se na Rússia após Kiev ter proibido em meados de março todas as trocas comerciais com as zonas do leste sob controlo dos separatistas pró-russos.

Até essa data, as regiões do país ricas em hulha continuavam a fornecer ao resto do país o tipo de carvão consumido pelas centrais térmicas, apesar da guerra que em três anos provocou mais de 10.000 mortos.

No entanto, Kiev pretendia garantir rapidamente outras fontes de fornecimento para evitar qualquer dependência da Rússia, com quem mantém relações de forte tensão.

Neste cenário, a Ucrânia deixou de adquirir gás russo há mais de dois anos.

Segundo Oleg Kozemko, os abastecimentos previstos no contrato serão suficientes para garantir o consumo da Ucrânia no próximo inverno. Precisou ainda que em 2018 poderão atingir dois milhões de toneladas, e que prosseguem negociações com outros países, em particular a África do Sul.

O contrato foi concluído, segundo este responsável, "em aplicação dos acordos assinados entre os nossos presidentes", Petro Poroshenko e Donald Trump.

O Presidente norte-americano prometeu relançar a produção de carvão nos Estados Unidos e assinou em março um decreto que ordena um reexame de uma importante medida do seu antecessor Barack Obama sobre o clima, o "Clean Power Plan", que impõe às centrais térmicas reduções nas suas emissões de CO2.

Os secretários norte-americanos do Comércio, Wilbur Ross, e da Energia, Rick Perry, felicitaram-se por este acordo.

"Como prometeu durante a campanha, o Presidente Trump liberta o setor energético das suas amarras. Isso acarreta numerosos benefícios aos mineiros do país e permite ainda importantes parcerias económicas internacionais", afirmou Ross em comunicado. "No passado, a Rússia tentou suprimir os obstáculos às suas ambições ao reduzir os fornecimentos de gás natural aos seus vizinhos", acrescentou.

Por sua vez, Perry declarou que "nos últimos anos, Kiev e uma grande parte da Europa oriental estiveram dependentes e devedores da Rússia para se aquecerem. Agora, isso vai mudar".

A XCoal Energy and Resources tem a sede na Pensilvânia, um dos estados mineiros dos EUA que pendeu a favor do candidato republicano na eleição presidencial de novembro de 2017. Trump prometeu relançar a indústria do carvão nos Estados Unidos, apesar de originar uma maior poluição em comparação com outras fontes de energia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório