Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Vice-presidente dos EUA inicia na Estónia visita de quatro dias à Europa

O vice-presidente norte-americano, Mike Pence, chegou hoje à Estónia para encontros com os presidentes de três países bálticos no nordeste europeu, a primeira paragem de uma visita de quatro dias à Europa.

Vice-presidente dos EUA inicia na Estónia visita de quatro dias à Europa
Notícias ao Minuto

06:38 - 31/07/17 por Lusa

Mundo Diplomacia

O vice-presidente e a sua mulher, Karen Pence, chegaram à capital da Estónia, Talin, no início de um périplo pela Europa que também inclui visitas à Geórgia e Montenegro.

Pence deverá encontrar-se com os chefes de Estado da Estónia, Letónia e Lituânia na segunda-feira.

O governante norte-americano deverá assegurar os compromissos dos EUA com a defesa mútua da NATO, um tema importante para as antigas repúblicas soviéticas que fazem fronteira com a Rússia.

Numa entrevista, Pence disse que foi enviado à Europa pelo Presidente, Donald Trump, "com uma mensagem muito simples".

"É que 'América Primeiro' não significa "América Primeiro", disse o vice-presidente à Fox News.

"A nossa mensagem aos Estados bálticos será a mesma: aos nossos aliados aqui na Europa do Leste, nós estamos convosco", afirmou.

Pence encontrou-se hoje com o primeiro-ministro da Estónia, Juri Ratas, e os temas abordados incluíram a atual presidência da Estónia da União Europeia, comércio, segurança informática e as tensões na região do mar Báltico, onde a Rússia e a NATO aumentaram a sua presença militar nos últimos anos.

"A posição coletiva de defesa da NATO foi reforçada na região báltica e os EUA são indispensáveis para garantir a segurança da nossa vizinhança imediata, bem como de toda a Europa", declarou Ratas, num comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório