Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Everton: Pedófilos utilizam Snapchat para aliciar jovens futebolistas

Suspeitos fazem passar-se por agentes para aliciar futebolistas das camadas jovens da primeira liga inglesa.

Everton: Pedófilos utilizam Snapchat para aliciar jovens futebolistas
Notícias ao Minuto

22:10 - 30/07/17 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Denúncia

Um projeto pioneiro realizado numa cooperação entre o Everton e a Internet Watch Foundation (IWF), uma espécie de vigilante da internet para identificar sites, imagens ou conteúdos ilegais, permitiu revelar a ameaça que paira entre as camadas mais jovens dos clubes de futebol da Premier League, no Reino Unido.

Há pedófilos a utilizar a rede social Snapchat, muito popular entre crianças e adolescentes, para aliciar jovens futebolistas fazendo-se passar por agentes. A denúncia, diz o Guardian, foi feita por Adam Green, um responsável do Everton, que trabalhava no projeto com a IWF.

Adam Green indicou que, durante a última temporada, jogadores das camadas jovens confessaram que tinham sido interpelados através da aplicação por homens que diziam ser agentes ou ‘olheiros’, com o intuito de ganhar a sua confiança.

No âmbito da cooperação entre o clube de Liverpool e o ‘watchdog’ online, a equipa de Adam Green estava a explicar aos jovens que perigos podem ser encontrados na internet e como se defender. Nessa altura, dois rapazes levantaram suspeitas, que depois foram confirmadas por outros rapazes, com idades compreendidas entre os 17 e 18 anos de idade.

Green relatou ainda casos efetivos de ameaça e suborno: “Há inclusive casos que chegaram a tribunal de futebolistas das academias de vários clubes a quem foi pedido 50 mil libras se não quisessem ver as imagens do seu pénis espalhadas pela internet”.

Susie Hargreaves, diretora executiva da IWF, indicou que a ideia da cooperação com o Everton partiu do facto de rapazes mais jovens serem o grupo mais vulnerável à exposição a pornografia online e, ao mesmo tempo, o grupo que menos se queixa.

“Os clubes da Premier League têm o dever de proteger os jovens e as suas equipas de ‘safeguarding’ [encarregues da proteção dos direitos dos jovens] variam em capacidade. Algumas são muito pequenas”, alertou Hargreaves.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório