Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Menino raptado pelo ISIS há três anos descoberto pela família na internet

Forças militares iraquianas partilharam uma fotografia do rapaz.

Menino raptado pelo ISIS há três anos descoberto pela família na internet
Notícias ao Minuto

16:50 - 30/07/17 por Inês André de Figueiredo

Mundo Iraque

Emad Tammo, de 12 anos, foi uma das crianças raptadas pelo Estado Islâmico e colocadas a combater pela força extremista. Porém, três anos depois do seu desaparecimento, que ocorreu após um ataque de yazidis no norte do Iraque, um tio do menino reconheceu-o numa fotografia partilhada pelas forças militares iraquianas, reporta a BBC.

Nesse mesmo ataque, levado a cabo pelo Daesh em agosto de 2014, a maior parte dos homens adultos foram assassinados, mas os elementos do ISIS levaram os jovens e fizeram-lhes uma “lavagem cerebral”, colocando-os mais tarde nas suas fileiras de combate.

Na altura, quatro dos seus irmãos e a sua mãe foram presos, mas conseguiram fugir dois anos mais tarde, pedindo asilo no Canadá. Permanecem em paradeiro desconhecido o pai e dois irmãos, que se desconfia que tenham perdido a vida.

Agora, três anos depois, e com Mossul reconquistada pelas forças do Iraque, uma fotografia de Emad começou a circular na internet e um tio reconheceu-o, tendo-o acolhido na sua casa enquanto recupera dos ferimentos para ir ter com a família ao Canadá em breve.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório