Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Dubrovnik, a cidade da 'Guerra dos Tronos', irá limitar (mais) as visitas

A cidade situada na Croácia já era Património Mundial da Unesco, mas ficou muito mais famosa com a série 'Guerra dos Tronos'.

Dubrovnik, a cidade da 'Guerra dos Tronos', irá limitar (mais) as visitas
Notícias ao Minuto

16:10 - 30/07/17 por Inês André de Figueiredo

Mundo Croácia

Se a série ‘Guerra dos Tronos’ conquistou o mundo, o mesmo se pode dizer de Dubrovnik, na Croácia, local que ficou amplamente conhecido por ser palco das filmagens de algumas das principais cenas na capital dos Sete Reinos.

Os avisos por parte de entidades responsáveis e ligadas ao turismo não param e já no ano passado, segundo a BBC, a Unesco alertou para o aumento exponencial de turistas, que geram riscos para a conservação de monumentos.

"A Cidade Velha foi um dos primeiros locais eleitos como património da humanidade. Antes, não havia tanto turismo, mas, recentemente, houve um grande aumento, especialmente por causa dos cruzeiros, que são cada vez maiores", explicou Mechtild Rössler, diretora do Centro de Património Mundial da Unesco.

O número de turistas mais do que dobrou, passando de 473,9 mil em 2006 para 1,01 milhão em 2016, sendo que a grande maioria chega ao local de barco. Na época alta, Dubrovnik que tem 42 mil habitantes, chega a hospedar cerca de 25 mil turistas.

Se o antigo presidente da câmara local, Andro Vlahusić, reduziu o número de turistas para um máximo de oito mil em simultâneo, o agora responsável, Mato Franković, pretende cortar o número para metade. “Queremos qualidade em vez de quantidade”, explica.

Alegadamente, e tendo em conta o sistema de vigilância, foi possível perceber que a grande quantidade de turismo acontece entre as 8h e as 14h, com um aumento às terças, sextas e sábados.

"Dubrovnik é uma das cidades mais bonitas do mundo, e muita gente quer visitá-la. Todos são bem-vindos, mas, se o limite for ultrapassado, será preciso vir em outro dia ou horário”, frisou o responsável.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório