Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Líder religioso do Daesh no Afeganistão morre em bombardeamento dos EUA

O líder religioso do grupo Estado Islâmico (EI) no Afeganistão, o xeque Ziaulah, foi morto a 11 de julho, juntamente com outros três altos comandos jihadistas, num bombardeamento das tropas dos Estados Unidos na província de Kunar.

Líder religioso do Daesh no Afeganistão morre em bombardeamento dos EUA
Notícias ao Minuto

15:48 - 30/07/17 por Lusa

Mundo Kunar

"Confirmou-se que os quatro líderes do EI-Khorasan (Estado Islâmico-Khorasan é o nome da facção) eram: o xeque Ziaulah, emir; o professor Hubaib, comandante no Vale de Watahpur; Haji Shirullah, comandante do EI-K e ex-comandante de Hezb-e-Islami; e Asadulah, membro do Conselho do EI-K", indicou o gabinete de comunicação das tropas dos Estados Unidos dos Estados Unidos no Afeganistão.

Segundo o comunicado, Asadulah era um "parceiro próximo" do chefe supremo do EI-Khorasan, Abu Sayid, que também foi morto num bombardeamento há três semanas, como já tinha confirmado o Pentágono a 14 de julho.

O Estado Islâmico escolheu Abu Sayed para emir depois de as tropas norte-americanas terem neutralizado os dois anteriores cabecilhas da estrutura terrorista no Afeganistão, Hafiz Sayed Khan e Abdul Hasib, assassinados em julho de 2016 e abril deste ano, respetivamente.

Washington fixou como objetivo derrotar por completo o EI no Afeganistão até ao final do ano. Neste contexto, no passado mês de junho lançou contra um reduto do Estado Islâmico a maior bomba do seu arsenal convencional.

O projétil GBU-43, conhecida como "a mãe de todas as bombas", foi lançado na província de Nangarhar, considerada o bastião do grupo no país e que faz fronteira com Kunar.

Em junho do ano passado, o Governo de Cabul deu por derrotado o EI em grande parte das áreas nas quais permanecia ativo.

No entanto, a formação jihadista continua a reivindicar algumas das ações mais sangrentas no país, como o ataque suicida contra uma manifestação da minoria xiita que há um ano causou mais de 80 mortos e 300 feridos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório