Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Tenho estrias, e então? Jovem faz das suas estrias uma arte

Jovem usa a sua arte para mostrar as perfeitas imperfeições dos corpos de todas as mulheres.

Tenho estrias, e então? Jovem faz das suas estrias uma arte
Notícias ao Minuto

11:16 - 30/07/17 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Feminismo

Aos 21 anos, Cinta Tort Cartró, mais conhecida por Zinteta, decidiu que era altura de dar o ‘grito do Ipiranga’ e libertar-se dos preconceitos que a sociedade incute às imperfeições dos corpos das mulheres.

Assim, decidiu parar de se martirizar pelas suas estrias e fazer delas a sua bandeira pela liberdade. Desta forma, Zinteta, que vive nos arredores de Barcelona, em Espanha, passou a converter as suas imperfeições, bem como as de outras mulheres, em obras de arte, dando cor às estrias que atiram as mulheres para um mundo cinzento de vergonha e constrangimento.

“Desde pequenas que nos fazem odiar tudo aquilo que temos no nosso corpo e tentam, constantemente, que eliminemos tudo o que para eles não é normal”, escreve a artista numa das várias imagens do seu trabalho que partilhou na sua conta do Instagram.

Um dos desenhos partilhados é o do seu rabo, no qual dá cor às suas próprias estrias: “Passei anos a odiá-las e a tentar encontrar uma forma de as eliminar até que me dei conta de que se não as aceitava, então não me estava a aceitar a mim própria”.

Mis estrías, mis raíces. Des de bien pequeñites nos hacen odiar todo aquello que tenemos en nuestro cuerpo e intentan constantemente que eliminemos todo aquello que para ellos no es normal: las manchas, las pecas, los pelos, y un sinfín de cosas más, y... las estrías. Las estrías son aquellas marcas que muchas de nosotres tenemos en la piel. Me pasé años odiándolas e intentando encontrar una manera de eliminarlas, hasta que me dí cuenta que si no las aceptaba no me estaba aceptando a mi misma. Hace unos pocos años que he empezado a trabajar el amor propio y a aceptar y ver todo lo que hay en mi cuerpo. Aceptar todo esto es aceptar tus raíces, tu historia, todo lo que hay en él y, al fin y al cabo, aceptarte a ti misma. Las estrías son parte de mi esencia, mis momentos, de mi vida, de mi historia y de mí. Son tan bellas que no se como a veces consiguen que las odiemos. Observarlas es terapéutico. No dejas que se metan con todo lo que tienes y todo lo que eres. Acéptate y quiérete (y mucho) #zintetaart #feminism #feminismo #ilustración #illustration

Uma publicação partilhada por ¿ Cinta Tort Cartró (@zinteta) a Abr 19, 2017 às 6:26 PDT

“Não deixes que se metam naquilo que tens e no que és. Aceita-te. Ama-te”, remata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório