Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Embarcação derrama combustível em porto e causa mancha no mar em Espanha

Uma embarcação que operava no porto de Algeciras, na província espanhola de Cádis, provocou um derrame no mar, depois de uma falha mecânica quando estava a abastecer num dos terminais do porto.

Embarcação derrama combustível em porto e causa mancha no mar em Espanha
Notícias ao Minuto

17:01 - 29/07/17 por Lusa

Mundo Algeciras

O incidente ocorreu por volta das 07h00 horas locais (06h00 horas em Lisboa), quando uma embarcação que embateu noutra de combustível num terminal da empresa Vopak, informou à EFE fontes da Autoridade Portuária.

O derrame provocou a ativação por parte do terminal do Plano de Interior Marítimo (PIM), que deslocou os meios necessários para conter e recolher o combustível que foi derramado.

Num primeiro momento, a mancha expandiu-se ao longo do barco e, apesar da rápida atuação, as marés deslocaram parte do derrame até a zona sul da baía, entrando para a doca de El Saladillo e dirigiu-se também para a praia de Getares.

A autarquia de Algeciras, por sua parte, ativou às 13h25 horas locais (12h35 horas em Lisboa) o Plano de Descontaminação do Litoral em fase de pré-emergência diante da aproximação da mancha de 300 por 20 metros de combustível da praia de El Chinarral.

A polícia local e a proteção civil encontram-se já na praia de El Chinarral, já que os estudos das marés indicam que, em caso de chegar a terra, seria por esta zona ou por Punta de San García.

A Sociedade de Salvamento e Segurança Marítima (SASEMAR) está a tentar travar o avanço mediante os meios necessários, como barreiras, um barco de salvamento e outra embarcação da empresa Vopak.

Assim mesmo, a Delegação da Segurança Cidadã contactou o serviço de emergência da Andaluzia, que neste momento está a deslocar para a cidade um técnico para coordenar as ações e equipas em caso de necessidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório