O incidente ocorreu por volta das 07h00 horas locais (06h00 horas em Lisboa), quando uma embarcação que embateu noutra de combustível num terminal da empresa Vopak, informou à EFE fontes da Autoridade Portuária.
O derrame provocou a ativação por parte do terminal do Plano de Interior Marítimo (PIM), que deslocou os meios necessários para conter e recolher o combustível que foi derramado.
Num primeiro momento, a mancha expandiu-se ao longo do barco e, apesar da rápida atuação, as marés deslocaram parte do derrame até a zona sul da baía, entrando para a doca de El Saladillo e dirigiu-se também para a praia de Getares.
A autarquia de Algeciras, por sua parte, ativou às 13h25 horas locais (12h35 horas em Lisboa) o Plano de Descontaminação do Litoral em fase de pré-emergência diante da aproximação da mancha de 300 por 20 metros de combustível da praia de El Chinarral.
A polícia local e a proteção civil encontram-se já na praia de El Chinarral, já que os estudos das marés indicam que, em caso de chegar a terra, seria por esta zona ou por Punta de San García.
A Sociedade de Salvamento e Segurança Marítima (SASEMAR) está a tentar travar o avanço mediante os meios necessários, como barreiras, um barco de salvamento e outra embarcação da empresa Vopak.
Assim mesmo, a Delegação da Segurança Cidadã contactou o serviço de emergência da Andaluzia, que neste momento está a deslocar para a cidade um técnico para coordenar as ações e equipas em caso de necessidade.