Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Desmantelada rede que furtava carga de camiões em movimento

Qual 'Velocidade Furiosa'. Técnica usada pelos assaltantes é digna de um filme de Hollywood. Mas era usada fora dos ecrãs.

Notícias ao Minuto

09:39 - 29/07/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

A polícia espanhola desmantelou um grupo de cidadãos romenos que se dedicava ao furto de carga de camiões em movimento.

Usando carros de alta cilindrada, os elementos do grupo faziam-se valer da ‘técnica de surf’ para retirar o material que se encontrava dentro de veículos pesados. Faziam-no de uma forma que mais se assemelha a um filme de ficção do que à realidade.

O truque passava, como se pode constatar pelas imagens divulgadas pela Policía Nacional, por colocar um primeiro carro à frente do camião, para o fazer abrandar e estabilizar a marcha. Depois, outro automóvel aproxima-se das traseiras do pesado e um elemento, preso com um arnés, sai através do teto panorâmico e tenta abrir as portas e entrar na zona onde é acondicionada a carga.

Se a técnica for bem sucedida, explica o ABC, o grupo consegue atirar para o exterior o material presente no camião sem que o camionista se aperceba.

Os 10 cidadãos romenos detidos pelas autoridades tinham uma casa arrendada em Madrid e atuavam principalmente em estradas que ligam os municípios de Getafe e Meco, nas imediações da capital espanhola.

Sete dos detidos faziam parte do núcleo duro da rede, já os restantes três atuavam como facilitadores. Da ação da polícia resultou ainda a apreensão de material usado nos furtos, dinheiro, um automóvel, uma carrinha e mais de 400 smartphones roubados, no valor de 215 mil euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório