Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Treze pessoas detidas por profanação de cadáveres de albinos e calvos

As autoridades do distrito de Milange, província da Zambézia, centro de Moçambique, anunciaram hoje a detenção no primeiro semestre deste ano 13 pessoas acusadas de profanação de túmulos de pessoas portadoras de albinismo e calvície.

Treze pessoas detidas por profanação de cadáveres de albinos e calvos
Notícias ao Minuto

14:02 - 28/07/17 por Lusa

Mundo Moçambique

Numa visita que realizou à cadeia do distrito de Milange, a emissora pública Rádio Moçambique conta hoje que entrevistou nove pessoas detidas sob a acusação de profanação de túmulos de pessoas portadoras de albinismo e quatro de pessoas calvas.

As pessoas entrevistadas narram que se envolveram nessas práticas aliciadas por promessas de dinheiro feitas por pessoas interessadas em usar partes de corpos humanos para rituais supersticiosos.

Comentando sobre o fenómeno, o delegado do Instituto de Patrocínio Jurídico (IPAJ), uma entidade governamental na província da Zambézia, António Guce, elogiou a pronta atuação das autoridades no combate a esse tipo de práticas.

Num contexto inédito em Moçambique, as primeiras notícias sobre o ataque a "carecas" surgiram em meados do primeiro semestre deste ano, mais concretamente na província da Zambézia, numa onda que já provocou algumas mortes entre portadores de calvície.

Os ataques a pessoas calvas surgem alguns meses após um aparente abrandamento da violência contra albinos para extração de órgãos, usados também em rituais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório