Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

China culpa pressão por testes balísticos da Coreia do Norte

O Governo chinês afirmou hoje que foi a "pressão de terceiros" que forçou a Coreia do Norte a multiplicar, este ano, os seus testes com misseis balísticos, face aos rumores de que Pyongyang pode efetuar novo ensaio.

China culpa pressão por testes balísticos da Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

10:55 - 27/07/17 por Lusa

Mundo Governo

"Após tantos anos, o problema na península coreana poderia resolver-se através do diálogo e consultas, mas devido às pressões e suspeitas de terceiros países, a Coreia do Norte foi obrigada a realizar testes balísticos", disse o porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros Lu Kang.

Desde o início deste ano, num período de crescente tensão entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, Pyongyang efetuou 11 provas com misseis.

"A China não é culpada das raízes deste problema e estamos sempre comprometidos em trabalhar com a comunidade internacional para o resolver adequadamente, via diálogo e negociações", afirmou Lu.

As declarações de Lu Kang surgem um dia depois de este ter criticado as sanções unilaterais do Congresso norte-americano a Pyongyang, que Pequim teme que afetem indiretamente empresas chinesas, visto que a China é o maior parceiro comercial do país governado por Kim Jong-un.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório