Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Zoe Lucas, de 67 anos, é a única habitante de uma ilha no Atlântico

Ilha de Sable ficou conhecida como “o cemitério do Atlântico” uma menção aos barcos que naufragaram a tentar lá chegar.

Zoe Lucas, de 67 anos, é a única habitante de uma ilha no Atlântico
Notícias ao Minuto

23:17 - 26/07/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Canadá

Zoe Lucas tem 67 anos e vive há 40 numa ilha ao largo do Canadá que não é habitada por mais nenhum ser humano. Aos 21 anos, a mulher visitou Sable pela primeira vez e quis voltar, apaixonada pelos cavalos que lá habitam.

Além de Zoe, só animais residem na ilha que desde 2003 faz parte do Parque Natural do Canadá. Há 400 cavalos, 350 espécies de aves e 300 mil focas, cuja vida a cientista analisa ao pormenor.

Os dias desta mulher são passados em projetos científicos. Além da vida animal, dedica-se a medir os níveis de poluição do mar e a gerir a estação meteorológica de Sable. E só é visitada muito esporadicamente por (poucos) curiosos e por funcionários do parque natural.

Os carregamentos de comida chegam semanalmente de barco e a única habitante da ilha – território pertencente à Nova Escócia – abriga-se numa casa de madeira criada nas dunas, segundo reporta o Daily Mail.

Na ilha em forma de sorriso, com 34 quilómetros quadrados (42 quilómetros de comprimento por 1,5 quilómetros de largura), Zoe Lucas registou nevoeiro 125 dias por ano. E foi precisamente essa condição meteorológica que fez com que ficasse conhecida como “o cemitério do Atlântico”. A fraca visibilidade fez com que, ao longo da História, 300 navios tenham naufragado a tentar chegar à ilha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório