Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Pelo menos 26 soldados afegãos morrem em ataque a base em Kandahar

Pelo menos 26 soldados morreram e 13 ficaram feridos num ataque talibã contra uma base do exército afegão no sul de Kandahar nesta terça-feira, anunciou hoje o Ministério da Defesa, citado pela agência France-Presse.

Pelo menos 26 soldados afegãos morrem em ataque a base em Kandahar
Notícias ao Minuto

10:40 - 26/07/17 por Lusa

Mundo Afeganistão

"Os terroristas atacaram o acampamento de Karzali ontem à noite", disse o General Dawlat Waziri, porta-voz do Ministério da Defesa, acrescentando que "os soldados resistiram corajosamente e mataram mais de 80 terroristas".

Os talibãs reivindicaram o ataque na sua conta na plataforma de mensagens Twitter e avançaram com um balanço de 70 mortos.

De acordo com uma fonte local, o ataque ocorreu no distrito de Khakrez, no limite da fronteira da província vizinha de Helmand, e durou várias horas, entre as 22:00 de terça-feira (18:30 em Lisboa) e as 03:00 de hoje (23:30 de terça-feira em Lisboa).

"Centenas de talibãs chegaram numa coluna de cerca de 30 veículos que atacaram a base em vários pontos", relatou um morador à agência noticiosa France-Presse, explicando também que foram chamados reforços aéreos para bombardear os atacantes.

Uma fonte contactada no hospital de Kandahar indicou que "menos de 25 soldados feridos foram transportados para o hospital da cidade."

Em abril deste ano, uum ataque na base militar da cidade de Mazar-i-Sharif, no norte do país, provocou a morte de pelo menos 135 pessoas (mais de 200 segundo fontes da segurança), entre os quais jovens recrutas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório