Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Navio dos EUA fez disparos de aviso contra embarcação iraniana no Golfo

Um navio da Marinha dos EUA fez na terça-feira disparos de aviso contra uma embarcação iraniana, dos Guardas da Revolução, depois de este se ter aproximado a menos de 140 metros, informou um dirigente do Departamento da Defesa.

Navio dos EUA fez disparos de aviso contra embarcação iraniana no Golfo
Notícias ao Minuto

06:55 - 26/07/17 por Lusa

Mundo Golfo

Um vídeo do incidente, divulgado pelo Comando das forças norte-americanas no Médio Oriente (Centcom, na sigla em Inglês), mostra o navio norte-americano a disparar duas salvas em direção a outro, apresentado como pertencente à Marinha iraniana.

Um dirigente dos EUA avançou à AFP que o navio iraniano "aproximou-se a grande velocidade" e "não respondeu nem aos sinais nem aos apelos", não deixando outra escolha além dos tiros de aviso.

"O comportamento do vaso iraniano não estava conforme as regras de conduta marítima internacionalmente reconhecidas, criando um risco de colisão", segundo um comunicado da Marinha norte-americana.

O incidente ocorreu às 03:00 locais (01:00 de Lisboa) de terça-feira, no norte do Golfo Pérsico.

Depois dos disparos, o navio iraniano deteve a marcha e o norte-americano, o USS Thunderbolt, retomou a sua rota.

Ao contrário, os Guardas da Revolução afirmaram terem "neutralizado" uma "ação provocadora" da marinha norte-americana no Golfo Pérsico, mas confirmando o disparo dos tiros de aviso.

"O navio dos Guardas (da Revolução) não deu atenção a esta ação não profissional e provocadora e continuou a sua missão. O navio americano abandonou a zona pouco depois", conforme o comunicado que emitiram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório