Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Autoridades turcas detêm pessoas com t-shirt de suposto apoio a Gülen

Nos últimos dez dias foram detidas mais de 30 pessoas que utilizavam uma t-shirt branca com letras pretas a dizerem "Hero", que segundo as autoridades turcas são uma manifestação de apoio a Fethullah Gülen, principal inimigo do Presidente Erdogan.

Autoridades turcas detêm pessoas com t-shirt de suposto apoio a Gülen
Notícias ao Minuto

23:30 - 25/07/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Turquia

As forças de segurança turcas estão há vários dias a deter pessoas que utilizem uma t-shirt a dizer “Hero” (herói), no que consideram ser uma forma de apoio a Fethullah Gülen, clérigo exilado nos Estados Unidos que Ancara responsabiliza pela tentativa de golpe de estado em julho do ano passado.

Segundo a BBC, que cita a CNN em língua turca, nos últimos dez dias foram detidas mais de 30 pessoas que utilizaram esta t-shirt.

“Muitos deles estavam a deslocar-se para um exame, outros para as universidades. Todos o que utilizavam a t-shirt foram confrontados pela polícia”, diz a CNN.

O primeiro caso conhecido terá sido o de Gokhan Guclu, um antigo soldado que está acusado de participar na tentativa falhada de golpe de estado, que utilizou a t-shirt num tribunal no início do mês.

O Governo turco acusa o clérigo Fethullah Gülen, antigo aliado do Presidente Recep Tayyip Erdogan e agora o seu principal inimigo, e o seu movimento islamista de serem os responsáveis pela tentativa de golpe de estado.

Desde então que o regime turco considera os apoiantes de Gülen terroristas, e milhares de pessoas, incluindo militares, professores, jornalistas e outros funcionários do Estado têm sido despedidos e presos por supostas ligações ao movimento gulenista. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório