Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Aumento de ataques de crocodilo nas Ilhas Salomão assusta autoridades

Autoridades já mataram este ano 40 crocodilos, um deles tinha 6,40 metros de comprimento. Considera-se levantar proibição de exportação de peles.

Aumento de ataques de crocodilo nas Ilhas Salomão assusta autoridades
Notícias ao Minuto

13:43 - 25/07/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Perigo

A Ilhas Salomão estão a assistir a um número crescente de ataques de crocodilos à população. A situação tem escalado de tal forma, conta o Guardian, que se considera levantar a proibição de exportação de pele de crocodilo, que vigora há 30 anos.

Só este ano, relata a mesma publicação, foram registados mais de dez ataques de crocodilos a pessoas, assim como dezenas de ataques a animais domésticos e gado por todo o arquipélago.

Com uma população de 600 mil pessoas e muitas zonas remotas, as Ilhas Salomão podem, no entanto, ter sido palco de mais ataques do que aqueles que são reportados, uma vez que as populações mais isoladas acabam por matar os animais e não contactam as autoridades.

O governo local indica que o último incidente mortal registado foi em abril, quando uma menina de oito anos de idade foi morta por um crocodilo. Neste caso, os aldeões conseguiram ferir o animal e acabaram por matá-lo.

Um responsável do departamento nacional de resposta a esta crise indicou que a situação se pode tornar mais séria, uma vez que os habitantes não possuem armas de fogo, que foram banidas em 2003 através de um acordo internacional.

“Tem havido demasiados ataques, a população de crocodilos está descontrolada”, afirmou, referindo-se ao aumento da presença destes animais no país, algo que começou a verificar-se quando se parou a exportação de peles.

Só este ano já foram mortos 40 crocodilos, por razões de segurança. Um deles tinha 6,40 metros de comprimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório