Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Veterano de Dunquerque emocionado com filme. "Vi os meus amigos de novo"

Ken Sturdy, de 97 anos de idade, tinha 20 anos quando foi retirado de Dunquerque, episódio retratado no novo filme de Christopher Nolan, ‘Dunkirk’.

Veterano de Dunquerque emocionado com filme. "Vi os meus amigos de novo"
Notícias ao Minuto

15:25 - 24/07/17 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Cinema

Um veterano da batalha de Dunquerque vestiu-se de gala para assistir à estreia do filme ‘Dunkirk’, a nova longa-metragem de Christopher Nolan, sobre aquele determinante capítulo da Segunda Guerra Mundial.

Ken Sturdy, agora a viver em Calgary, no Canada, tinha 20 anos de idade em 1940 e as imagens trouxeram-lhe memórias que julgava perdidas. No final do filme, algumas das pessoas presentes foram saudá-lo, não conseguindo conter as lágrimas.

“Tive o privilégio de ver o filme esta noite mas fiquei triste por causa do que aconteceu naquela praia. Não tem muito diálogo. Não precisa de diálogo porque conta a história visualmente e é tão real. Nunca pensei que fosse voltar a ver aquilo de novo. Parecia que estava lá outra vez”, indicou o veterano da Marinha Britânica à Global News.

“Tinha 20 anos quando aquilo aconteceu mas penso que recordei… pude ver os meus velhos amigos de novo e muito deles morreram na guerra (…), perdi tantos dos meus amigos”, acrescentou Sturdy, conforme pode ver no vídeo da Global News, abaixo.

‘Dunkirk’ estreou esta quinta-feira nos cinemas nacionais. Trata a evacuação dos aliados da cidade francesa de Dunquerque, durante a Segunda Guerra Mundial, quando estes se viram encurralados pelas forças nazis. Ao longo de nove dias, mais de 338 mil militares foram evacuados em barcos civis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório