Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

China avisa Índia para não subestimar determinação em proteger território

A China avisou a Índia para não subestimar a sua determinação em salvaguardar o que considera território seu, numa altura de renovada tensão entre os dois países vizinhos, em torno de uma área disputada nos Himalaias.

China avisa Índia para não subestimar determinação em proteger território
Notícias ao Minuto

07:30 - 24/07/17 por Lusa

Mundo Wu Qian

O ministro chinês da Defesa, Wu Qian, disse hoje que a China continua a exigir a retirada das tropas indianas do planalto de Doklam (Donglang, em chinês), uma área também reclamada pelo Butão, que mantém com a Índia uma cooperação próxima a nível de segurança, e onde a China está a construir uma estrada.

A determinação de Pequim em defender o seu território é "inabalável" e é "mais fácil fazer tremer uma montanha do que fazer tremer o Exército de Libertação Popular", afirmou Wu, usando o nome oficial do exército chinês.

"Aqui está um lembrete para a índia: não abusem da sorte e não se agarrem a fantasias", disse.

A Índia defende que os dois lados devem retirar as suas tropas da região e negociar.

Nova Deli enviou tropas para o outro lado da fronteira depois de equipas de construção chinesas terem iniciado a expansão para sul da estrada de Yadong, no Tibete.

Enquanto os dois lados têm optado, até à data, por se conter, a retórica adotada em Pequim e Nova Deli suscita preocupações de que as hostilidade resultem num conflito, como o ocorrido em 1962, que causou milhares de mortos.

China e Índia, ambas potências nucleares, partilham uma fronteira com 3.500 quilómetros de extensão, a maioria contestada. Pequim é um importante aliado e fornecedor de armas do Paquistão, país rival da Índia.

A crise deverá ser abordada durante a visita do Conselheiro de Segurança Nacional indiano, Ajit Doval, a Pequim, esta semana, para participar num fórum do grupo de economias emergentes BRICS, dedicado à segurança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório