Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Diretor do Banco Mundial inicia hoje visita de trabalho a Moçambique

O diretor executivo do Banco Mundial, Andrew Bvumbe, realiza hoje e terça-feira uma visita de trabalho a Moçambique para avaliar a cooperação com o país, anunciou a instituição em comunicado.

Diretor do Banco Mundial inicia hoje visita de trabalho a Moçambique
Notícias ao Minuto

05:46 - 24/07/17 por Lusa

Mundo Andrew Bvumbe

O dirigente vai visitar empreendimentos que beneficiaram de apoio do banco, tais como a Barragem de Corrumana, a Central Térmica de Ressano Garcia e a Reserva de Maputo.

Andrew Bvumbe tem reuniões marcadas com o presidente moçambicano, Filipe Nyusi, bem como com o primeiro-ministro, o ministro da Economia e Finanças e o ministro da Agricultura.

Os membros do Conselho dos Governadores do Banco Mundial delegam funções específicas para 25 diretores executivos, que por sua vez tomam decisões acerca da assistência a países.

Andrew Bvumbe é natural do Zimbabué, país vizinho de Moçambique, onde foi chefe do departamento de Ajuda e Gestão da Dívida no Ministério das Finanças do Zimbabué, antes de ingressar no Banco Mundial.

Em março, o representante do Banco Mundial em Moçambique anunciou que a instituição esperava retomar este ano o apoio ao Orçamento do Estado moçambicano, prevendo investir cerca de dois mil milhões de dólares (cerca de 1,9 mil milhões de euros).

O apoio seria retomado após ter sido suspenso em 2016, na sequência da descoberta de dois mil milhões de dólares de dívidas ocultas do estado moçambicano, processo ainda sob averiguação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório