Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Mulheres queimam burqas após serem libertadas do ISIS

Momento da libertação é um misto de alegria, mas também um momento de tristeza, de lembrar aqueles que não escaparam ao ISIS e das atrocidades cometidas pelos jhiadistas.

Mulheres queimam burqas após serem libertadas do ISIS
Notícias ao Minuto

10:20 - 23/07/17 por Melissa Lopes

Mundo Síria

Depois de terem sido libertadas do Estado Islâmico, mulheres que eram forçadas a seguir as regras dos jihadistas celebram com emoção o momento em que se viram livres dos extremistas.

Nas imagens abaixo, um grupo de mulheres em Raqqa celebra a libertação queimando as burqas negras que eram obrigadas a usar às mãos dos carrascos.

"Eles mataram o meu marido", diz uma das mulheres, visivelmente transtornada, enquanto abraça duas crianças.

"Queimem isto. Pode ser que Alá os queime [os membros do Daesh]. Eles queimaram o meu pai, eles queimaram o meu pai. Queria que ele estivesse aqui neste momento feliz", diz outra mulher.

Outra conta que mataram o seu filho porque este não rezava.

Nas imagens, um homem chora a morte da filha. "Tinha uma filha e perdi-a". Outro homem celebra cortando a barba, simbolizando o fim do domínio do Daesh sobre aquele povo. 

Três anos depois, o exército iraquiano conseguiu recuperar Mossul, cidade onde o califado foi proclamado, numa batalha sangrenta e devastadora. Nos últimos meses, o poder do grupo extremista na região tem diminuído: segundo os números de maio do departamento de Defesa dos Estados Unidos, o Daesh perdeu mais de 65% do seu território no Iraque e mais de 45% na Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório