Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Há uma testemunha da morte de mulher desarmada por polícia em Minneapolis

Investigadores avançaram hoje que entrevistaram uma testemunha, em Minneapolis, que estava perto do local onde um polícia da cidade norte-americana matou a tiro uma mulher desarmada, no passado dia 15 de julho.

Há uma testemunha da morte de mulher desarmada por polícia em Minneapolis
Notícias ao Minuto

16:37 - 22/07/17 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Em comunicado, o Departamento Criminal de Minneapolis refere que esta testemunha estava a andar de bicicleta nas proximidades do local do tiroteio.

A australiana Justine Damond, professora de ioga e meditação, de 40 anos, foi morta a 15 de julho por um dos dois polícias que responderam ao seu telefonema para os serviços de emergência (911), a relatar uma possível agressão numa rua próxima do local onde residia, em Minneapolis, no estado do Minnesota, no norte do país.

O jornal Star Tribune noticia também, citando uma fonte da investigação, que a testemunha filmou parte do encontro, mas não adianta se estas filmagens incluem o tiro.

Este caso, de grande repercussão internacional, resultou em várias críticas à atuação da chefe da polícia de Minneapolis Janee Harteau, que acabou por se demitir, na sexta-feira, a pedido da presidente da câmara, Betsy Hodges.

"Perdi a confiança na chefe da polícia (...) vários contactos (...) com residentes permitiram-me perceber que também eles não têm confiança nela", declarou, em comunicado, na sexta-feira, a presidente da câmara.

Hodges anunciou que Medaria Arradondo, até aqui diretora-adjunta da polícia, vai substituir Harteau no cargo.

Arradondo foi a responsável pela gestão da crise, na sequência do homicídio da australiana, tendo em conta que Harteau se encontrava de férias.

Estes anúncios não acalmaram a indignação popular e a conferência de imprensa de Hodges, na sexta-feira à noite, foi interrompida por um grupo de manifestantes a exigir a demissão da autarca. Betsy Hodge garantiu que se vai manter em funções.

Uma das principais críticas apontadas à polícia de Minneapolis é a de as câmaras individuais dos agentes estarem desligadas no momento do incidente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório