Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Nyusi exalta bravura do herói moçambicano Filipe Samuel Magaia

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, exaltou hoje a bravura de Filipe Samuel Magaia, primeiro comandante da guerrilha da Frelimo na luta contra o colonialismo português, assinalando o compromisso patriótico do herói nacional.

Nyusi exalta bravura do herói moçambicano Filipe Samuel Magaia
Notícias ao Minuto

14:06 - 22/07/17 por Lusa

Mundo Moçambique

Filipe Nyusi enalteceu as qualidades de Filipe Samuel Magaia, falando num comício alusivo à inauguração da estátua do primeiro comandante da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), partido no pode em Moçambique, falecido a 11 de outubro de 1966.

"Estamos aqui para de forma solene venerar um homem que dedicou a sua vida à causa da luta de libertação de Moçambique, um homem de características singulares", afirmou o chefe de Estado moçambicano.

Ainda jovem, prosseguiu, Filipe Samuel Magaia contestou abertamente o regime colonial português, sendo, por isso, várias vezes presos pela PIDE em Lourenço Marques, atual Maputo.

O Presidente moçambicano e da Frelimo assinalou que o inconformismo de Filipe Samuel Magaia em relação à brutalidade do regime colonial levo-o a fugir do país para a Tanzânia, onde participou na formação da Frelimo, em 25 de junho de 1962.

"Foi o baluarte de nacionalistas que delinearam estratégias de luta contra o regime colonial português, queremos exaltar a nobreza e firmeza deste combatente destemido e perspicaz", realçou Filipe Nyusi.

Nascido a 07 de março de 1937 no distrito de Mocuba, província da Zambézia, centro de Moçambique, Filipe Samuel Magaia chefiou o primeiro grupo de guerrilheiros da Frelimo, movimento do qual se tornou secretário do Departamento da Defesa e Segurança.

Nessa qualidade, orientou as operações militares que culminaram com o início da luta armada contra o exército colonial português, em 25 de setembro de 1964, até à sua morte em combate a 11 de outubro de 1966.

Pela sua influência na guerrilha da Frelimo, Filipe Samuel Magaia é oficialmente herói nacional e dá nome a avenidas, escolas e instituições em todas as 11 províncias moçambicanas.

O monumento de Filipe Samuel Magaia hoje inaugurado está localizado no Terminal da Junta, em Maputo e consiste numa estátua de bronze em que o homenageado é retratado com uma AK-47 na mão direita e com uma mochila militar nas costas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório