Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Fármacos contra cancro devolveram cor a cabelos grisalhos

Circunstância surgiu durante um estudo de fármacos contra o cancro e terá agora de ser analisado 'à luva'.

Fármacos contra cancro devolveram cor a cabelos grisalhos
Notícias ao Minuto

13:54 - 22/07/17 por Pedro Filipe Pina

Mundo Estudo

A história da ciência e da medicina conta com descobertas feitas por acaso. E a regra parece manter-se como demonstra um estudo levado a cabo envolvendo fármacos contra o cancro do pulmão.

A investigação envolvia 52 pessoas, mas é na resposta de um grupo de 14 pessoas em particular que a atenção está focada: estas 14 viram o seu cabelo ganhar cor. Em 13 pacientes, o cabelo ficou castanho escuro ou preto, enquanto o décimo quarto paciente ficou com os fios capilares pretos com manchas.

A resposta ‘capilar’ destas 14 pessoas permite presumir que não estaremos perante um caso isolado. Esta circunstância faz com que estes medicamentos, ainda em fase de testes, possam ser analisados não apenas pela capacidade de resposta ao cancro mas também por esta resposta no que à cor dos cabelos diz respeito.

O estudo de que a Associated Press dá conta foi levado a cabo em Espanha pelas investigadoras Noelia Rivera e  M. Isabel Bielsa. A mesma agência partilhou igualmente imagens do 'antes e depois' de alguns dos pacientes.

Os tratamentos de quimioterapia são conhecidos por um dos seus efeitos secundários: a queda do cabelo. Neste caso, estamos perante fármacos que provocam outros efeitos secundários. Falta agora saber o porquê.

O estudo foi divulgado na revista da área dermatológica JAMA.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório