Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Interpol tem lista de 173 jihadistas treinados para ataques na Europa

Brigada de terroristas suicidas terá sido treinada para retaliar após as derrotas que grupo extremista tem sofrido no Médio Oriente.

Interpol tem lista de 173 jihadistas treinados para ataques na Europa
Notícias ao Minuto

08:54 - 22/07/17 por Pedro Filipe Pina

Mundo Terrorismo

A Interpol fez circular internamente uma lsita que inclui os nomes de 173 jihadistas que terão sido treinados para potenciais ataques terroristas em solo europeu.

O The Guardian avança com esta informação, explicando que não há provas de que algum destes suspeitos se encontre em solo europeu.

Ainda assim, esta lista da Interpol identifica esta brigada de 173 jihadistas que terá sido treinada para ataques, ataques esses que seriam uma forma de retaliação, após as derrotas que o auto-proclamado Estado Islâmico tem sofrido no terreno.

Após uma rápida ascensão, que permitiu aos jihadistas do Estado Islâmico conquistar vastas áreas de território no Iraque e na Síria, os últimos meses em particular têm sido marcados por pesadas derrotas. Mossul, por exemplo, em tempos uma das maiores cidades sob domínio dos jihadistas, já foi recuperada por forças iraquianas apoiadas por bombardeamentos de forças internacionais.

As autoridades temem que o Estado Islâmico, à medida que tem vindo a perder capacidade no terreno, procure levar a cabo ataques, possivelmente em solo europeu e recorrendo aos chamados ‘lobos solitários’.

Explica o diário britânico que a lista, lançada internamente a 27 de maio, define os suspeitos identificados como indivíduos “que poderão ter sido treinados para construir e colocar engenhos explosivos improvisados por forma a causar mortes e danos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório