Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Nos últimos anos, mortes por Sida cairam para metade

Números apresentados ontem em Paris poderão ser o caminho para se atingir um objetivo traçado pelas Nações Unidas.

Nos últimos anos, mortes por Sida cairam para metade
Notícias ao Minuto

12:12 - 20/07/17 por Goreti Pera com Lusa

Mundo Carreira

O número de mortes relacionadas com o vírus VIH reduziam para metade entre 2005 e 2015. Os resultados foram apresentados esta quinta-feira em Paris e são o caminho para se alcançar o objetivo de, em 2020, dar tratamento a 30 milhões de pessoas infetadas.

Em 2005, registaram-se 1,9 milhões de mortes por causas relacionadas com a Sida. Em 2015, por sua vez, os registos dão conta de um milhão de óbitos.

“Em 2015, cumpriu-se o objetivo de ter 1,5 milhões de pessoas em tratamento e estamos no caminho para poder duplicar esse número e alcançar o objetivo em 2020”, afirmou o diretor executivo da ONUSIDA, Michel Sidibé.

As zonas que registaram maiores progressos são o Sul e o Este de África, onde o número de mortes diminuiu 42% e o número de novos casos caiu em terço, sendo que as novas infeções em crianças caíram para metade.

O documento da ONUSIDA considera que foi atingido um "ponto de viragem". A diminuição do número de mortes é atribuída fundamentalmente a uma melhor difusão dos tratamentos com antirretrovirais.

Aliás, o número de seropositivos com acesso a tratamento antirretroviral em todo o mundo superou, em 2016, os 50%, o que ocorre pela primeira vez desde o início da epidemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório