Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Colômbia pede ajuda para caça ao tesouro de galeão naufragado

Galeão espanhol San Jose é considerado o Santo Graal dos naufrágios. Estima-se que tesouro no interior do galeão pode chegar aos 10 milhões de dólares.

Colômbia pede ajuda para caça ao tesouro de galeão naufragado
Notícias ao Minuto

22:05 - 15/07/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Naufrágio

A Colômbia vai iniciar uma caça ao tesouro e está a pedir ajuda. O Presidente do país, Juan Manuel Santos, quer recuperar o tesouro do galeão espanhol San Jose, considerado o Santo Graal dos naufrágios, de acordo com a BBC.

O San Jose naufragou em 1708 durante uma batalha com a marinha britânica. O barco naufragou perto da costa colombiana, tendo sido descoberto apenas em 2015. No seu interior estima-se que esteja uma verdadeira fortuna: ouro, prata e pedras preciosas provenientes do Peru e da Bolívia, que iriam servir para financiar as guerras de Espanha.

Apesar de nunca ter sido colocado um valor oficial no tesouro, que se mantém no San Jose, estima-se poderá valer entre um milhão a 10 milhões de dólares.

Juan Manuel Santos quer agora formar uma parceria público-privada com um investidor e com quem estiver interessado em recuperar o tesouro do galeão naufragado. A Colômbia pretende depois construir um museu para exibir as peças recuperadas.

O galeão tem estado no centro de uma disputa de propriedade entre os governos colombianos e espanhóis. A Espanha tem procurado estabelecer um acordo amigável, mas assume estar preparada para defender os seus interesses junto das Nações Unidas, se necessário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório