Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Em terras onde Trump venceu há um wrestler vilão: 'Progressive Liberal'

Daniel Harnsberger chega a exibir-se com t-shirts que incluem imagens de Hillary Clinton.

Em terras onde Trump venceu há um wrestler vilão: 'Progressive Liberal'
Notícias ao Minuto

23:09 - 14/07/17 por Pedro Filipe Pina

Mundo Kentucky

Aos 36 anos, o agente imobiliário Daniel Harnsberger, que há anos faz também carreira em circuitos de wrestling profissional, está a viver o seu maior momento de fama. A razão? O seu nome de lutador "Progressive Liberal" Dan Richards, isto é, o liberal progressista.

Desde que Daniel adotou esta personagem nos últimos dois anos que a sua agenda tem estado mais preenchida, nomeadamente no Kentucky, estado habitualmente republicano e que nas últimas eleições votou maioritariamente em Donald Trump.

Daniel luta na Appalachian Mountain Wrestling, um circuito de wrestling no Kentucky, onde a personagem que assumiu é o vilão de serviço.

Tudo começou, contou em entrevista à Sports Illustrated, quando em 2015, num evento em Sabine, na Virgínia Ocidental, lhe deram total liberdade criativa.

No mundo do wrestling, onde a narrativa e as personagens simplistas são tão ou mais importantes que os combates (cujo vencedor habitualmente é combinado antes do combate acontecer), uma personagem que chame a atenção do público é essencial para uma carreira.

Naquele dia, Daniel pegou no microfone, já Trump estava a concorrer nas primárias republicanas, e disse à multidão presente que em vez de um muro a separar o México devia era construir um muro naquela cidade, para evitar que aquelas pessoas pudessem sair dali.

"A ira que aquela afirmação provocou… percebi que tinha acertado em alguma coisa", recorda, acrescentando que a multidão lhe devolveu gritos de "Trump! Trump! Trump!".

Desde então, assumiu esta personagem de ‘Progressive Liberal’ e tem aproveitado para, entre eleitores de Trump, provocar o público.

Além de se anunciar como apoiante de Hillary Clinton (e por vezes surge com uma t-shirt repleta de fotografias da democrata) e Bernie Sanders.

No seu Facebook, aproveita também para tocar em temas sensíveis para uma parte do público norte-americano, como argumentar que existem alterações climáticas, uma teoria que, embora conte com o apoio da generalidade da comunidade científica, tem menos receptividade entre os apoiantes de Trump. Ou então exigir a proibição do uso e porte de armas, outro tema que divide os Estados Unidos

Por estes dias, Daniel, o 'Progressive Liberal', vive um fenómeno curioso: é ainda um lutador de circuitos de menor dimensão. Mas a personagem que criou e que tanta gente tem zangado em terras de Trump já chamou a atenção de grandes meios, incluindo de jornais como o Washington Post

Recomendados para si

;
Campo obrigatório