Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Soldado detido jurou fidelidade ao ISIS. Ou melhor, a agente infiltrado

Ikaika Kang jurou fidelidade ao ISIS na presença do que considerava ser um jihadista. Era, afinal, um agente norte-americano infiltrado.

Soldado detido jurou fidelidade ao ISIS. Ou melhor, a agente infiltrado
Notícias ao Minuto

16:40 - 11/07/17 por Goreti Pera

Mundo Havai

O FBI deteve, no passado sábado, um soldado norte-americano acusado de ter facilitado apoio material ao autoproclamado Estado Islâmico e de ter jurado lealdade à organização terrorista.

Ikaika Kang, um sargento do exército no Hawai, não só terá ajudado o ISIS na compra de um drone, que seria usado contra as forças dos EUA, como jurou fidelidade ao grupo terrorista na presença do que considerava ser um jihadista.

O que o sargento não percebeu foi que, ao invés de um combatente da Jihad, tinha à sua frente um inspetor do FBI infiltrado. De acordo com a Time, o juramento aconteceu numa altura em que se preparava para entregar aos terroristas um conjunto de documentos militares secretos datados de 2015.

A detenção evitou, porém, que os documentos fossem entregues ao Estado Islâmico, como clarificou em tribunal o agente do FBI responsável pela detenção, Paul Delacourt.

O militar Ikaika Kang, que atuava como controlador de tráfego aéreo num aeródromo militar no Hawai, viu a sua autorização militar ser-lhe revogada em 2012, após fazer comentários pró-terrorismo e ter ameaçado matar colegas que estavam do serviço do exército.

Em 2013, retomou a carreira militar, mas foi em 2016 que se terá radicalizado, dando origem a uma investigação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório