Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

ONU cria nova missão na Colômbia para ajudar na reintegração dos rebeldes

O Conselho de Segurança das Nações Unidas decidiu hoje por unanimidade a criação de uma nova missão para a Colômbia para ajudar os rebeldes a reintegrarem-se na sociedade e assim apoiar o processo de paz no país.

ONU cria nova missão na Colômbia para ajudar na reintegração dos rebeldes
Notícias ao Minuto

17:02 - 10/07/17 por Lusa

Mundo Missão

A resolução, proposta pelo Reino Unido, estabelece uma nova missão de verificação da ONU, que iniciará o seu trabalho a 26 de setembro, quando termina o mandato da que está atualmente na Colômbia.

Esta anunciou na sexta-feira ter começado a destruir o arsenal entregue pela guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que terminou a entrega das armas a 27 de junho, no quadro do acordo de paz histórico assinado com o governo.

A nova missão tem um mandato inicial de 12 meses e é liderada por um representante especial do secretário-geral da ONU.

A sua principal tarefa será verificar a aplicação do acordo de paz em relação à reintegração política, económica e social das FARC.

O trabalho da atual missão centrou-se na verificação do cessar-fogo e da entrega das armas dos rebeldes.

Em mais de meio século, o complexo conflito armado colombiano envolveu cerca de três dezenas de guerrilhas, milícias paramilitares de extrema-direita, oficialmente desmobilizados desde 2006, e as forças de segurança, tendo causado pelo menos 260.000 mortos, mais de 60.000 desaparecidos e 7,1 milhões de deslocados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório