Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Porque é que os homens matam as mulheres?

Uma mulher foi morta pelo marido, este domingo, em Ponte de Lima.

Porque é que os homens matam as mulheres?
Notícias ao Minuto

18:23 - 09/07/17 por Goreti Pera

Mundo Estudo

A pergunta é o objeto de um estudo desenvolvido em Espanha e cujos resultados preliminares são divulgados pelo El País este domingo, dia em que uma mulher foi morta pelo marido em Portugal, mais precisamente em Ponte de Lima.

Em primeiro lugar, vale a pena frisar, segundo o psicólogo José Luis González, que “não existe um padrão único” e que a “violência de género não pode ser tratada como um fenómeno homogéneo, porque é heterogéneo e multicasual”.

Com base em entrevistas com familiares, amigos, colegas de profissão, médicos e assistentes sociais de casais em que se registaram homicídios, os investigadores chegaram à conclusão de que, no caso dos homens, as variáveis psicossociais mais comuns são “socialização de cultura sexista, aumento de discussões, processo de separação com ou sem filhos, infidelidade, escassa tolerância, sensação de abandono ou perda e stress”.

Já no caso das mulheres, é recorrente detetar essencialmente “maus-tratos prévios, baixa autoestima, dependência emocional ou financeira, falta de apoio social/familiar, situação de imigração e vícios”.

Segundo os investigadores, 20% dos homicidas podem ser considerados psicopatas com dificuldades em integração social com antecedentes criminais, 30% são emocionalmente instáveis e 5% são considerados psicóticos.

A primeira análise do estudo permitiu concluir ainda que, em 45% dos casos, a morte é imprevisível, porque não era conhecido ao casal um histórico de violência recorrente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório